terça-feira, 18 de setembro de 2007

Sobre minha visita a Goiás Velho e as fotos do Blog

Era dezembro e havia trabalhado até o dia 20 como professor substituto no lugar de uma professora que pedira licença, estava a algumas semanas de ir à Brasília com meus pais visitar nossos parentes para passar o natal e o ano novo. Como conhecer Goiás Velho era um dos nossos planos, estava excitado e armado com minha câmera fotográfica a pegar todos os detalhes da estrada. Foi um dia de viagem de minha cidade Artur Nogueira no interior de São Paulo à Brasília, passamos alguns dias e quando chegou o fim de semana decidimos fazer a tão esperada jornada que como já disse era um plano da família. Foi um longo caminho no qual dirigimos por um trecho da Belém – Brasília, completamente esburacada e mal sinalizada, foi sofrível, mas no final valeu a pena. Entrar em Goiás Velho é como voltar no tempo, os casarões, capelas e igrejas revelam os anos em que a cidade viveu o auge da exploração do ouro. Sua história se confunde com a própria história do estado de Goiás, e algumas mostras de sua riqueza, talhadas em ouro nos séculos passados, estão preservadas em locais como o Museu das Bandeiras, construído em 1761; o Colégio Sant'Ana, fundado em 1879 pelas irmãs dominicanas; a igreja Nossa Senhora d'Abadia, erguida pelos escravos em 1790; e a Casa da Fundição, datada de 1752, onde se fundia o ouro extraído das minas.

Como já era muito tarde quando chegamos e estávamos exaustos da viagem, decidimos passar à noite e assim poder conhecer melhor a cidade. A vista da pousada era privilegiada, de frente para a casa velha da ponte e também dava para ver os grandes morros que cercam a cidade os mesmos que a impediram de crescer fazendo com que a capital se deslocasse para Goiânia. Muitas das fotos usadas neste blog são às que tirei durante minha estadia lá com exceção das que mostram o interior e os objetos pessoais da casa de Cora Coralina pois não era permitido tirar fotos dentro da casa, e há outras que é claro foram upadas da internet. As fotos do interior da casa estão à venda no museu, assim como camisetas, livros e cartões postais. Se algum dia você estiver de passagem por Goiás não deixe de visitar Goiás Velho e a casa desta poetisa que assim como a cidade é recheada de memórias e sensações de um tempo passado.

Para maiores informações sobre a cidade de Goiás Velho acesse o link http://www.vilaboadegoias.com.br/index.htm


Vista panorâmica de Goiás Velho

Um comentário:

Andreisson Martins disse...

os brasileiros falam muito sobre visitar outros países mais não se tocam o quanto podem se divertir, ver belas paisagens e ainda economizar no proprio país. Goiás velho não é a fria e sinistra londres, é um lugar com muitas histórias, cachoeiras e lindas mulheres.

Web Page Counter
Friend Finder Dating Site